background img
Ene 30, 2017
696 Puntos de vista
0 0

O Brinquedo Popular Brasileiro De David Glat

Escrito por

Por Dilserôse Côrtes Costa
Museóloga atuante na Diretoria de Museus – Dimus
Salvador, Bahia, Brasil

David José Glat é um fotógrafo brasileiro que nasceu no Rio de Janeiro, em 1946; e em 1976 mudou-se para Salvador. Fotógrafo desde os 24 anos, Glat nutriu, já adulto, seu encanto pelos brinquedos populares.

Como não se encantar com a ideia de conhecer um adulto cheio de brinquedos? Assim é o dono da coleção de Brinquedos mais linda que pude conhecer. Davi Glat, homem alto, forte e já grisalho, leva muito a sério o valor de uma magnífica coleção de brinquedos.

Diante de sua paixão por brinquedos, a coleção foi se formando ao longo de 45 anos. Glat pesquisou e coletou os brinquedos nas regiões brasileiras, formando uma coleção de aproximadamente 3.000 peças, entre brinquedos e representações do universo lúdico.

Em 2011 foi realizada a mostra «Brincar Com Arte – o brinquedo popular do nordeste», no Museu Afro Brasil de São Paulo, com parte da coleção. Em seguida, em dezembro de 2012, a exposição intitulada «Brinquedos que moram nos sonhos: o brinquedo popular brasileiro» foi apresentada no Museu de Arte da Bahia, em Salvador, durante 5 meses intensos e animados. A mostra contou com cenários maravilhosos, que valorizaram bastante a distribuição dos brinquedos.

Conhecer os brinquedos da coleção de David Glat é como pegar carona na recordação e abraçá-la com muita saudade, principalmente para os adultos que, vivendo nos interiores (ou não) nunca perderam a oportunidade de ‘fabricar’ um brinquedo. Hoje sabemos que a atual infância se difere (e muito) de outros tempos. Mas nem a Barbie, nem brinquedos falantes e nem mesmo videogames e jogos nos computadores substituem a beleza e a criatividade de um brinquedo popular.

«Mas afinal, o que define um objeto como brinquedo popular? antes de mais nada, trata-se de um manufaturado que, tendo sido produzido em escala artesanal, tem uma finalidade utilitária: brincar. Geralmente é o produto da conjugação entre a pobreza material e a vontade de levar felicidade a uma criança, aliada a uma plasticidade e a uma inteligência criativa que, muitas pode, beirar a genialidade.” (David Glat)

Etiquetas del Artículo:
· · ·
Categorías del Artículo:
Internacional

Deja un comentario

Ir a la barra de herramientas